A retomada das atividades no cenário pós pandemia coloca em evidência os profissionais que alcançaram resultados até aqui, mas a questão que vamos explorar hoje é: como eles conseguiram chegar lá.
Conseguir bater metas, superar resultados e adaptar a rotina repentinamente não tem muito a ver com super poderes, está mais para uma super decisão de profissionais que tem compromisso em fazer a diferença.
A liderança assertiva é aquela que consegue traçar um plano de ação com base no cenário atual, com um olhar projetado para o futuro. Para isso, você precisa ter em mente três conceitos:
Liderar para quê?
O propósito de liderar é o que te faz enxergar além dos desafios e, por isso, faz com que você busque todas as condições necessárias para vencê-los. Líderes que entregam resultados são aqueles que entendem sua responsabilidade em servir e trabalhar em favor e em parceria com a sua equipe.
Competências x Habilidades
Esses são dois conceitos fundamentais que todo líder precisa compreender. Enquanto as habilidades estão ligadas aos comportamentos naturais das pessoas que formam sua equipe, as competências podem e devem ser trabalhadas para objetivos específicos.
Apenas dessa maneira é possível planejar uma atuação estratégica, focada em resultados e que valoriza o indivíduo.
Autogestão
Você já deve ter ouvido falar que os melhores líderes são aqueles que formam uma liderança ainda melhor. Treinar a autogestão de seus liderados é fundamental para que a atuação da equipe flua com mais agilidade, liberdade e desenvoltura. Ensine-os a organizar seu tempo, gerir tarefas e finalizar o dia com mais produtividade.
Essas são as três áreas principais dos bastidores de líderes de sucesso, especialmente nos tempos que temos vivido. Não deixe de investir em cada uma delas, se você também quer ser um deles.