Uma das principais características da indústria 4.0 é a agilidade com que as coisas ao nosso redor acontecem. Seja na vida pessoal ou profissional, as atualizações são diárias, assim como o aumento da concorrência. Por esse motivo, gestores de pequenas e médias empresas têm recorrido à assessoria empresarial, um modelo de parceria que tem sido responsável por resultados exponenciais.
Na maior parte das vezes, o grande desafio de empresários e diretores é conciliar as necessidades internas do negócio àquelas que o mercado apresenta a cada dia. A única maneira de manter a engrenagem rodando e não perder o foco e o potencial do negócio é delegar tarefas, mas para quem?
Antes de mais nada, entenda o que é assessoria empresarial.
Quando uma empresa precisa de uma análise e de um diagnóstico para saber em qual direção seguir ela não pode depender exclusivamente de quem está dentro dela. A falta de uma visão externa especializada traz prejuízos imensuráveis. Por outro lado, aqueles que decidem firmar parcerias, aumentam a qualidade e a eficiência do negócio, conseguem implementar ações práticas e otimizar a rotina operacional da empresa.
Quando ela é necessária? Sempre. Desde a abertura de uma empresa até o reposicionamento de uma grande marca, a assessoria empresarial ganha destaque porque traz uma bagagem de conhecimento específica, que apoia seu time a entregar mais eficiência e efetividade.
Exemplos práticos de Assessoria Empresarial
Na prática fica mais fácil ter uma visão panorâmica e compreender as principais vantagens desse serviço.
1) Diagnóstico empresarial
Como dissemos, antes de uma nova empreitada, sua empresa precisa de um planejamento detalhado. O papel da assessoria empresarial, nesse caso, é entender, definir e pontuar suas qualidades e fraquezas a fim de traçar a melhor estratégia para trabalhá-las dentro do ambiente externo, seja do ponto de vista do cliente, do mercado ou da concorrência.
2) Definição de metas e prazos
Uma vez que o alinhamento da organização é concretizado, a assessoria empresarial é a responsável por fazer todo o time colocar a mão na massa. A definição, condução e avaliação das atividades propostas é crucial e impacta diferentes áreas de negócio. Tudo isso deve ser feito com base nos problemas e oportunidades identificados na etapa anterior.
A principal vantagem de contar com uma assessoria empresarial nessa etapa é o benchmarking de experiência, já que seu parceiro com certeza trará as melhores práticas de mercado para o seu ambiente de trabalho.
3) Treinamentos internos
Parte dos trabalhos de uma assessoria empresarial é a possibilidade de integrar outros serviços, como a realização de treinamentos. Quando você tem uma parceria que já está familiarizada com seu ambiente de trabalho, equipe, principais qualidades e pontos de melhoria, os treinamentos são mais eficazes e assertivos.