Antes de começar esse artigo, faça uma retrospectiva rápida. Volte a meados de março de 2020 e lembre como foram aqueles dias. Em duas semanas, milhares de empresas precisaram se reinventar, tiveram que aprender a gerenciar equipes à distância, remanejar funções, enviar equipamentos e muito mais. Aqueles eram apenas os primeiros dias de um formato de trabalho que, em poucos meses, se tornaria tendência mundial.
Como gerenciar tantos processos e pessoas à distância? A produtividade seria a mesma? No entanto, depois de dois anos, diante de uma possível volta às atividades presenciais, a pergunta é a mesma: o que fazer? O quanto conseguimos produzir continua sendo uma das principais questões. Por isso,
Após quase dois anos dessa mudança, vemos que a ida ao escritório voltou a se tornar parte da rotina em algumas empresas, mas não diária, na maioria delas. O modelo híbrido é a nova tendência e, cada vez mais, gestores de todos os mercados têm buscado formas de equilibrar os benefícios do home-office com o trabalho presencial.
Nessa busca, uma das principais questões é a mesma do início dessa mudança: a produtividade. Depois de termos sofrido tanto para equilibrar o jogo em casa, como fazer o meio de campo para conseguir os melhores resultados? Neste breve manual, você vai encontrar boas dicas sobre como aumentar a produtividade, independente do local de trabalho. Vamos lá?
1) Organize sua rotina
Essa dica vale para todos os formatos de trabalho. Ter uma agenda física ou digital é pré-requisito de quem precisa gerar resultados. Anote todas as tarefas do dia por ordem de prioridade, liste tudo que você precisa para executar cada uma delas e prepare sua mente para realizá-las.
2) Prepare o ambiente
Nos dias de home office, lembre-se das boas práticas do início da pandemia. Tire o pijama e tente deixar um local exclusivo para isso. Se não puder, prepare o ambiente na hora de trabalhar. Deixe a mesa organizada e concentre-se no que realmente importa.
3) Resista às distrações
Também vale para os dois formatos. Em casa ou no escritório, deixe seu telefone pessoal descansar durante o expediente, resista àquela olhadinha nas redes sociais e reserve intervalos curtos de tempo para organizar as ideias e voltar ao trabalho (nessas horas, vale descansar a mente com outros assuntos por 5 ou 10 minutos, no máximo). Em casa, recuse as tarefas domésticas e mantenha distância do sofá. Se estiver presencial, evite longas conversas e aproveite o horário do almoço para contar as últimas novidades do fim de semana. Lembre-se que o tempo não pode ser substituído e a cobrança será inevitável (provavelmente, as horas extras também).
4) Lembre-se de descansar
Você sabia que, muitas vezes, o problema não está no excesso de trabalho, mas na falta de descanso? Aproveite seu tempo livre para fazer o que você realmente gosta. Ter um hobbie, praticar um esporte, viajar, são atividades essenciais para recarregar a bateria antes de voltar à rotina.
Gostou das dicas e quer ler mais informações interessantes? Então confira nossos artigos anteriores no blog!