Quer saber como ser um corretor de seguros de sucesso?
Independente se você já é um corretor experiente ou está só começando sua jornada, esse artigo é pra você!
Se você quer saber como se tornar um corretor de seguros de sucesso, iremos te ensinar todos os passos necessários para começar e/ou crescer em sua carreira!
Os 5 passos para começar como corretor
Quer saber como se tornar um corretor de seguros? esses são os 5 itens que precisam estar na sua lista:
1) Cumprir os requisitos mínimos de idade e escolaridade
Quem pode ser corretor?
Simples: todas as pessoas maiores de 18 anos que tenham concluído o ensino médio. Além disso, não existe qualquer outra limitação para se tornar um corretor de seguros.
Se você cumpre esses requisitos básicos, pode seguir para o próximo passo:
2) Obter o certificado necessário
Observação: você pode entrar no mercado de seguros sem ter o diploma da ENS ou da FGV trabalhando como um angariador de seguros, e depois realizar as formações necessárias para ser um corretor.
Depois do passo 5 falamos mais sobre isso!
Corretor de seguros precisa de curso? Sim! Para “tirar a SUSEP”, é preciso em primeiro lugar passar no exame da Escola de Negócios e Seguros ou da Fundação Getúlio Vargas
Apesar de ser uma carreira aberta a todos, existe um requisito indispensável para se tornar um corretor de seguros: a capacitação.
Tanto a FGV quanto a ENS são instituições autorizadas a habilitar o corretor de seguros a exercer sua profissão. Por isso, sim, o corretor de seguros precisa de curso.
Em cada uma das escolas, existem duas opções de estudo:
- Ir direto para o exame, tendo estudado por conta própria, ou;
- fazer o curso que as instituições oferecem e depois realizar o teste.
Independente da sua escolha, é necessário preparo e dedicação para realizar o teste, mas depois disso você terá o certificado que precisa para dar o próximo passo!
3) Ter o registro pela SUSEP
Depois de formado, você vai precisar se registrar na Superintendência de Seguros Privados, a SUSEP, e conseguir sua carteira. A partir daí você estará oficialmente autorizado a ser um corretor de seguros. Parabéns!
Faltam só mais dois passos para começar a vender.
4) Escolher com quais tipos de seguro você quer trabalhar
Depois de estar registrado como corretor você precisa escolher com quais tipos de seguro quer trabalhar.
Alguns exemplos:
- Seguro de vida
- Seguro viagem
- Seguro auto
- Seguro residencial
- Seguro viagem, entre outros
É possível vender mais de um tipo e existem muitos outros ramos, mas se especializar também pode ser uma boa opção.
É claro que escolher um não quer dizer que você não pode mudar ou começar a trabalhar com outros tipos no futuro, então escolha um produto ou ramo que você tem mais afinidade e que tem mercado e boas vendas!
5) Escolher e se registrar nas seguradoras
O último passo para começar a vender é se registrar nas seguradoras que você quer trabalhar.
Esse é um processo bastante simples e as seguradoras deixam tudo bem detalhado em seus sites, é só acessar e entender os passos que você precisa cumprir para ser aceito.
Uma dica muito importante: pesquise bastante e só trabalhe com seguradoras de confiança e que ofereçam bons produtos. Isso vai ser bom pra você e para seus clientes.
Bônus: como trabalhar como angariador de seguros
Se você quer ser um corretor mas gostaria de ter uma experiência antes de entrar de cabeça no mercado, você pode começar como um angariador de seguros.
Essa profissão é bastante similar à de corretor, mas nela você trabalha sob a direção de um corretor experiente que irá te auxiliar e ensinar.
O objetivo do angariador é apresentar novos clientes à corretora, ou seja, angariar clientes. Nesse caso, não é necessário ter sua SUSEP nem ter feito o curso da ENS.
Essa é uma excelente oportunidade de ter uma experiência real com o mercado antes de investir no curso para se tornar corretor.
Agora, se você cumpriu os passos de 1 a 5, você já pode começar a vender seguros sem problemas, mas temos algumas dicas para você alavancar sua carreira
Como ser um corretor de seguros de sucesso e alavancar sua carreira
Tenha você 1 dia de corretagem ou vários anos, entender como ser um corretor de seguros de sucesso é algo que todos querem, certo? Por isso, separamos alguns pontos que todo corretor de sucesso precisa fazer para ter uma carreira longa e bem sucedida!
Conhecer profundamente seu cliente e seus produtos
Essa é a base para saber como ser um corretor de sucesso. Quem já está no mercado há mais tempo sabe que um bom corretor está sempre se aprofundando em seus conhecimentos e adquirindo novas informações para atender seus clientes da melhor forma possível.
Para vender bem, é necessário conhecer muito bem os produtos e os clientes, sempre buscando oferecer a melhor solução para cada perfil, entendendo que cada um tem necessidades específicas.
Invista tempo em entender os produtos que você vende, quais problemas eles solucionam e para quem eles são voltados. Fazendo isso, com certeza suas vendas serão mais assertivas. Ofereça aquilo que seu cliente precisa!
Investir em treinamentos
Passo 2 de como ser um corretor de seguros de sucesso: investir em treinamentos.
Como falamos, estudar bastante é uma chave para quem quer se desenvolver cada vez mais. Essa profissão nunca para de surpreender com novos produtos, inovações no mercado e novas maneiras de oferecer um bom serviço!
Cursos na área de corretagem de seguros são excelentes ferramentas de desenvolvimento para corretores. Alguns temas importantes são:
- Treinamentos em vendas
- Gestão pessoal e de equipe
- Produtividade
- Finanças
- Ferramentas e tecnologia
- entre outros!
Criar uma rede de contatos e investir em relacionamento com o cliente (networking)
O corretor tem dois grandes bens: sua reputação e seus contatos. Esses dois itens são essenciais para a carreira, e sem um dos dois, as coisas não vão pra frente.
As vendas precisam de relacionamento, e parte de saber como ser um corretor de seguros de sucesso é investir nesses relacionamentos em todas as fases: antes, durante e depois da venda.
Não tem nada pior que um corretor que esquece do cliente depois da venda ou só liga na hora de renovar o contrato. É preciso manter e cuidar desses relacionamentos, oferecendo um bom atendimento.
Relações duradouras importam muito na carreira do corretor e são a chave para a fidelização dos clientes. Sem isso, as vendas podem até acontecer, mas as chances de ter clientes fiéis ou de conseguir recomendações é muito baixa.
Sempre se atualizar sobre o que está acontecendo no mercado de seguros e no mundo
Muita coisa nova surge todos os dias no mercado de seguros. Inovações, produtos, estratégias e muito mais são parte das novidades que o corretor de sucesso precisa estar antenado.
Dessas novidades podem surgir muitas ideias para aplicar à sua própria prática e até novas oportunidades de negócios!
Aprender a ser um líder
Um dos passos essenciais para realmente ir além em sua carreira como corretor é o desenvolvimento das suas habilidades de liderança. Ser um corretor que também é líder irá fazer toda a diferença no dia a dia do trabalho e na hora de lidar com situações de rotina.
Um líder tem como principal característica fazer os outros crescerem. No mercado de seguros, ser capaz de não só ser um bom corretor, mas também multiplicar esse conhecimento e fazer com que outros corretores se desenvolvam é a marca de um bom trabalho.
Investir em marketing
Por fim, queremos falar sobre uma coisa de extrema importância para o corretor: o marketing.
As estratégias de marketing digital são grandes aliadas na hora de desenvolver a carreira como corretor. Seja para conseguir mais leads até abrir portas para novos contatos, essa nova habilidade precisa fazer parte do seu portfólio!
Vale a pena ser corretor de seguros?
Vale a pena ser corretor de seguros? Sim!
Por mais que essa resposta seja pessoal, talvez os quase 100 mil corretores de seguros ativos no Brasil possam dar alguma indicação se essa é uma boa carreira.
Olha só alguns benefícios dessa profissão
- Mercado em crescimento
- Flexibilidade no trabalho
- Possibilidade de ter excelentes resultados financeiros
- Variedade na evolução da carreira
- e muito mais!
Se você quer conhecer o mercado e descobrir por si só se vale a pena ser corretor de seguros, considere começar como angariador e desenvolver sua carreira a partir disso!
O próximo passo na sua carreira como corretor
Quer saber na prática como ser um corretor de seguros de sucesso? Conheça o Programa de Alta Performance para Corretores de Seguros da Megaluzz! Tudo o que você precisa para ir além em um só lugar.