Cultura organizacional em pequenas e médias empresas: como fazer

E se disséssemos que toda empresa tem uma cultura organizacional, você acreditaria? Pode acreditar! Essa cultura pode não ser boa, mas ela existe. Talvez a cultura da empresa seja entregar os trabalhos com atraso, por exemplo. A boa notícia é que ela pode ser mudada. Mesmo assim, quando falamos em cultura organizacional em pequenas e médias empresas, parece que o desafio aumenta.

Quando pensamos em cultura organizacional, pensamos em grandes empresas, com receitas milionárias, muitas vezes distantes da nossa realidade. Na verdade, não é que essas empresas têm uma cultura, é que elas têm uma cultura bem estabelecida, e essa é a grande diferença.

Como falamos, toda empresa tem uma cultura organizacional, seja ela explícita ou implícita, boa ou ruim. A cultura organizacional é como as pessoas fazem as coisas dentro da empresa, aquilo que as move. Por isso não viemos falar sobre como criar uma cultura organizacional, mas sim como moldar uma cultura organizacional em pequenas e médias empresas.

Para que a empresa cresça de forma sustentável, está na hora de sair de uma cultura não intencional e começar a desenvolver essa área. Não se esqueça: nenhuma empresa começa grande.

O que é uma cultura organizacional?

A cultura organizacional é a junção dos valores, missão e visão da empresa. Podemos dizer que ela é a essência da companhia: como as coisas são feitas, os valores que as conduzem, políticas, práticas recorrentes, etc.

A cultura está presente o tempo todo, ainda que não seja de forma intencional. É a partir da cultura que a empresa se move e toma suas decisões, seja ela uma cultura boa ou não.

Porém, quando falamos de cultura organizacional, muitas vezes estamos pensando naquela cultura bem estabelecida, com práticas intencionais e bem organizadas que reforçam os valores e incentivam os colaboradores a agir de acordo. Como exemplo, temos um artigo só sobre a cultura organizacional da Magazine Luiza. Clique aqui para conferir.

Moldar a cultura organizacional em pequenas e médias empresas não só é possível como é necessário! Sem um esforço intencional para isso, a empresa está sujeita a ser levada pelas pressões externas e internas, sem um rumo claro.

Vamos explorar o que significa ter uma cultura organizada.

1) Visão clara

Poucas coisas desmotivam mais uma equipe do que a falta de visão. Sem ela, não se tem objetivos claros e não se sabe onde deve chegar. Uma empresa com uma cultura organizacional forte e bem definida sabe onde quer chegar e tem objetivos estabelecidos a curto, médio e longo prazo.

2) Missão bem definida

Se a visão mostra os objetivos, a missão é a razão da existência da empresa. O que move sua empresa? Para que ela existe? A visão está submetida à missão, e é essa missão que irá conduzir todos os esforços das equipes e motivar cada colaborador com a percepção de estar tendo um impacto real no mundo.

3) Valores corretos

Os valores são princípios que regem a tomada de decisão. Eles envolvem ética, percepção do trabalho e das pessoas, administração, etc. São valores “emocionais” que guiam os relacionamentos e atitudes.

4) Liderança forte

Uma liderança que diz uma coisa e faz outra passa um péssimo exemplo. Uma boa liderança é capaz de motivar, ensinar e corrigir o colaborador, mas mais do que tudo a liderança que dá exemplo inspira todos a seguir no mesmo caminho e faz a empresa se desenvolver.

5) Comunicação aberta

Todos temos a necessidade de nos sentirmos ouvidos, e isso não é diferente no trabalho. Parte de uma boa cultura organizacional em pequenas e médias empresas é garantir que todos possam ser ouvidos e ter suas opiniões valorizadas. Não abrir canais de comunicação pode gerar frustração e um sentimento de que o colaborador não é valorizado.

6) Ambiente agradável para se trabalhar

Criar um clima organizacional agradável é um desafio central da cultura. Ambientes agradáveis dependem de relacionamentos saudáveis e têm um grande impacto no desempenho dos colaboradores e no crescimento da empresa.

7) Transparência

Transparência gera confiança. Em um ambiente de pequena ou média empresa, onde a maioria se conhece, isso é essencial. Uma cultura de desconfiança pode destruir uma equipe e a relação entre os colaboradores, por isso é necessário que as pessoas possam confiar uma nas outras, seja entre colegas ou entre diferentes níveis de liderança.

8) Reconhecimento e correção

Reconhecer o bom trabalho, seja com palavras, prêmios ou promoções é uma forma eficaz de garantir que esse trabalho continue sendo feito. Da mesma forma, é preciso corrigir comportamentos e atitudes que não estejam de acordo com o esperado. Isso não é negativo, muito pelo contrário, quando feita da forma certa, a correção é boa para o colaborador e para a empresa, sempre visando o desenvolvimento das duas partes.

9) Tempo para planejar e otimizar

Na correria do dia a dia é comum que só haja tempo para cumprir as tarefas mais necessárias, mas no longo prazo isso é um problema, porque a empresa não cresce. É preciso abrir espaço para otimizar processos, planejar e cuidar da parte estratégica da empresa.

cultura organizacional em pequenas e médias empresas: principais desafios

Crescer é um desafio em todas as áreas. A gestão de pequenas e médias empresas exige muito das lideranças intermediárias, já que nem sempre as empresas desse porte têm uma estrutura tão consolidada quanto as empresas maiores, mas têm desafios mais complexos que as microempresas. Só quem está nesse estágio intermediário sabe como esses desafios são reais.

Empresas em crescimento passam por mudanças estruturais profundas enquanto precisam trabalhar para manter a mesma essência que as moviam no início, mas desenvolver a cultura organizacional agora irá economizar horas com retrabalho e correção de erros no futuro.

Ninguém começa grande, todos precisam passar por esse processo, e a cultura organizacional bem estruturada é uma facilitadora do crescimento sustentável que as pequenas e médias empresas tanto precisam.

É muito fácil cair na rotina do dia a dia e só ficar no operacional. Talvez esse seja um dos maiores desafios das empresas desse porte. O problema disso é que as empresas que vivem essa cultura acabam crescendo sem organização e principalmente sem qualidade.

É melhor lidar com esses problemas agora antes que eles fiquem grandes demais. É preciso parar e planejar, organizar a cultura da empresa e se preparar para o futuro agora. Os resultados virão com o tempo, mas é preciso tomar essas ações já.

Cultura organizacional em pequenas e médias empresas: por onde começar?

Vamos entrar na parte prática? Separamos alguns passos que precisam ser tomados para moldar a cultura organizacional em pequenas e médias empresas.

1) Abra espaço para planejar

É sobre isso que estávamos falando, e tudo começa daqui. Trabalhar um dia após o outro sem planejamento é desgastante e é como nadar contra a maré: parece que nada sai do lugar. Claro que as tarefas estão sendo cumpridas, mas não há crescimento nenhum em qualidade. Esse é o primeiro passo para definir como a cultura organizacional irá ser daqui pra frente.

2) Faça um diagnóstico

Sente com as lideranças da empresa e ouça seus colaboradores. Como está a realidade atual da empresa? Parar para ter esse olhar crítico pode revelar problemas claros que estavam passando despercebidos.

Coloque-se no lugar dos colaboradores e líderes: quais as dificuldades enfrentadas? O que tem conduzido o trabalho das equipes? Os colaboradores precisam de ajuda, estão improdutivos? Tudo isso entra nesse diagnóstico.

3) Defina o que será daqui pra frente

A empresa tem missão, visão e valores estabelecidos? Se não, está na hora de pensar em quais são. Uma empresa sem propósito está destinada a não crescer. Essa é a hora de realmente pensar em que tipo de cultura a empresa quer ter. A lista que fizemos de características de uma boa cultura organizacional é um bom lugar pra começar.

Não esqueça também de pensar em momentos e rotinas que farão parte da cultura da empresa, como aprendemos no case da Magazine Luiza.

4) Formalize e divulgue

Documente tudo o que foi definido após ouvir os colaboradores e as equipes e divulgue sempre. Esse documento precisa ser acessível a todos o tempo todo, inclusive os novos colaboradores.

5) Crie caminhos para reforçar essa cultura

Como falamos, a cultura já existe, mas é necessário esforço e intencionalidade para mudar essa cultura. Crie momentos, ritos e faça da divulgação da cultura um hábito.

6) Contrate certo

Não contrate alguém só olhando o currículo. O recrutamento e seleção é um desafio, mas com certeza o chamado fit cultural, isso é, se o candidato compartilha dos valores da empresa é de máxima importância na hora de escolher os melhores para fazer parte do time.

Desafios à parte, moldar uma cultura organizacional em pequenas e médias empresas não só é possível como é necessário! Os benefícios são incalculáveis e é possível ver resultados rapidamente. Se você quer saber mais sobre gestão empresarial, acesse o blog da Megaluzz!

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