Cultura organizacional tem grande relevância para uma empresa conseguir caminhar na conquista de metas e objetivos
Mas afinal, o que é a cultura organizacional e porque ela é tão importante para as empresas de todos e dos mais diversos segmentos?
Para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a cultura é o resultado de como as pessoas interagem entre si em um ambiente organizacional. Além disso, o conceito tem relação em como as interações evoluem e se consolidam através de ritos, sentimentos, percepções, comportamentos e outras questões compartilhadas.
Na visão da especialista em gente e gestão Bruna Garcia, fundadora da Megaluzz Negócios, este é um dos pontos mais relevantes para uma organização conseguir caminhar para conquistar metas e objetivos. “A cultura organizacional já existe, mas será que ela é a que eu gostaria e que vai gerar o efeito de ambiente que eu preciso para ter os resultados que eu procuro?”, questiona.
Segundo Bruna, o problema existe quando o ambiente é mais forte do que aquilo que as lideranças desejam. “A cultura tem disseminação pelas lideranças, quando isso está invertido tem de se avaliar qual o movimento ideal”, diagnostica.
Como desenvolver a cultura organizacional ideal
“A cultura é o conjunto de comportamentos que formam o ambiente. Se esse conjunto de comportamentos não está adequado faz-se necessário ver quais são os comportamentos adequados para gerar resultados para o negócio”, revela Bruna Garcia. Ela aponta, ainda, a importância da correlação entre os comportamentos e os resultados ideais em uma empresa.
Contudo, a fundadora da Megaluzz Negócios conta que, normalmente, as empresas são reflexos dos donos e as equipes são reflexos de seus líderes. “Por isso, a primeira lição para os líderes é que eles precisam ser exemplo. Capte o que está sendo transmitido de errado para poder transmitir a mensagem correta. Em outras palavras: tenha um discurso alinhado com as suas atitudes”, comenta. “Esse já é o primeiro passo para formar um novo ambiente contaminado pelos resultados desejados”, acrescenta.
Entre os principais problemas de cultura organizacional, de acordo com Bruna, estão questões ligadas a uma cultura desalinhada com a cultura ideal. “A negligência, o mau exemplo, a falta de educação corporativa e deixar para lá aquilo que é importante acaba contaminando todo o ambiente da empresa”, pondera.
“A cultura ideal fica evidenciada quando ela é tão forte que se alguém tem um comportamento diferente do que é esperado ela se sente mal, um peixe fora do aquário, e a pessoa deixa a equipe”, finaliza Bruna ao citar uma famosa frase de Peter Drucker: “A cultura come a estratégia no café da manhã”.