“Cultura organizacional representa os comportamentos adequados para gerar resultados”, diz Bruna Garcia, fundadora da Megaluzz / Foto: Airfocus / Unsplash Images

“Cultura organizacional representa os comportamentos adequados para gerar resultados”, diz Bruna Garcia, fundadora da Megaluzz

Cultura organizacional tem grande relevância para uma empresa conseguir caminhar na conquista de metas e objetivos

Mas afinal, o que é a cultura organizacional e porque ela é tão importante para as empresas de todos e dos mais diversos segmentos?

Para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a cultura é o resultado de como as pessoas interagem entre si em um ambiente organizacional. Além disso, o conceito tem relação em como as interações evoluem e se consolidam através de ritos, sentimentos, percepções, comportamentos e outras questões compartilhadas.

Na visão da especialista em gente e gestão Bruna Garcia, fundadora da Megaluzz Negócios, este é um dos pontos mais relevantes para uma organização conseguir caminhar para conquistar metas e objetivos. “A cultura organizacional já existe, mas será que ela é a que eu gostaria e que vai gerar o efeito de ambiente que eu preciso para ter os resultados que eu procuro?”, questiona.

Bruna Garcia, Fundadora da Megaluzz Negócios / Foto: Divulgação
Bruna Garcia, Fundadora da Megaluzz Negócios / Foto: Divulgação

Segundo Bruna, o problema existe quando o ambiente é mais forte do que aquilo que as lideranças desejam. “A cultura tem disseminação pelas lideranças, quando isso está invertido tem de se avaliar qual o movimento ideal”, diagnostica.

Como desenvolver a cultura organizacional ideal

“A cultura é o conjunto de comportamentos que formam o ambiente. Se esse conjunto de comportamentos não está adequado faz-se necessário ver quais são os comportamentos adequados para gerar resultados para o negócio”, revela Bruna Garcia. Ela aponta, ainda, a importância da correlação entre os comportamentos e os resultados ideais em uma empresa.

Contudo, a fundadora da Megaluzz Negócios conta que, normalmente, as empresas são reflexos dos donos e as equipes são reflexos de seus líderes. “Por isso, a primeira lição para os líderes é que eles precisam ser exemplo. Capte o que está sendo transmitido de errado para poder transmitir a mensagem correta. Em outras palavras: tenha um discurso alinhado com as suas atitudes”, comenta. “Esse já é o primeiro passo para formar um novo ambiente contaminado pelos resultados desejados”, acrescenta.

Entre os principais problemas de cultura organizacional, de acordo com Bruna, estão questões ligadas a uma cultura desalinhada com a cultura ideal. “A negligência, o mau exemplo, a falta de educação corporativa e deixar para lá aquilo que é importante acaba contaminando todo o ambiente da empresa”, pondera.

“A cultura ideal fica evidenciada quando ela é tão forte que se alguém tem um comportamento diferente do que é esperado ela se sente mal, um peixe fora do aquário, e a pessoa deixa a equipe”, finaliza Bruna ao citar uma famosa frase de Peter Drucker: “A cultura come a estratégia no café da manhã”.

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