Apesar de ter se tornado regra em muitas empresas nas últimas semanas, trabalhar de casa é uma prática que vem crescendo e despertando o interesse de diferentes profissionais.
Se a liberdade atrai, a falta de disciplina é a razão principal para as desistências do home office. Por isso, separamos cinco problemas e suas respectivas soluções para você estar atento e não deixar a performance cair!
Existem cinco coisas que quem faz home office não pode manter, se quiser aumentar a produtividade. Em tempos de quarentena, elas valem ainda mais!
1. Instagram e Netflix
Distrações digitais estão entre as principais causas para baixa produtividade no ambiente do trabalho. Em casa e sem supervisão, o risco aumenta!
Solução: a capacidade de se autogerenciar é uma das principais características de líderes e profissionais que se destacam no ambiente de trabalho. Algumas alternativas para o controlar o uso excessivo são: excluir os aplicativos, usar a função de limite de tempo no próprio celular ou estipular horários para acessar as redes.
2. Falta de rotina
Estar em casa tem muitas vantagens, mas também, algumas ameaças e a falta de rotina é uma delas.
Mesmo sem precisar sair para o trabalho, você precisa de clareza sobre os horários que deve estar online e os projetos que precisa entregar.
Solução: Tente manter a rotina ou substituir o tempo para ir ao trabalho por atividades saudáveis, por exemplo: tomar café em família ou praticar exercícios em casa.
3. Não tirar o pijama
Além de precisar de muitos pijamas na mesma semana, a questão aqui também é a falta de disciplina. Isso porque nosso cérebro não entende a mudança de função, sem que haja a mudança de postura e a maneira de vestir faz parte disso.
Solução: Você não precisa colocar terno e gravata para ficar dentro de casa, mas optar por cores sóbrias e peças neutras te deixa pronto para uma eventual call de última hora.
4. Excesso de comida
As visitas constantes à cozinha, ao armário de doces e à geladeira podem acabar com a sua produtividade. Mais uma vez, a mudança de mindset é necessária para nosso cérebro tenha uma constância de produtividade, organização e comprometimento.
Solução: Defina períodos contínuos de trabalho e horários de pausa, como se estivesse no ambiente de trabalho. Tenha pequenos snacks à mão para os cinco minutos de respiro, assim você também evita outras distrações.
5. Ausência de metas
Aqui, a regra é a mesma para ambientes de trabalho. A ausência de metas gera aquela sensação de ‘enxugar gelo’ e prejudica o alcance de resultados – afinal, o primeiro passo para alcançá-los é definir quais são.
Solução: Se você é líder, mantenha o contato diário com sua equipe e estabeleça o que cada um deve entregar naquela semana. Para funcionários, tenha clareza sobre as prioridades e garanta que o trabalho seja desenvolvido, como se a quarentena fosse na casa do chefe.