A gestão financeira para corretoras de seguros é um dos pontos mais importantes para quem quer crescer e alcançar resultados. Como esse tema permeia toda a empresa, pode acabar sendo um grande causador de dor de cabeça, mas não precisa ser assim!
Fazer uma boa gestão envolve planejamento, controle, organização e otimização, sempre com o objetivo de trazer para a corretora e seus colaboradores mais crescimento e qualidade.
A gestão financeira para corretoras de seguros é tão importante quanto para outros tipos de empresa, e é uma etapa essencial do planejamento de negócios (e pode livrar você de muito stress!).
Nesse artigo de hoje iremos falar tudo sobre a gestão financeira para corretoras e, principalmente, como colocar em prática!
A importância da gestão financeira para corretoras de seguros
Queremos ir direto ao ponto na parte prática, mas antes precisamos conversar sobre o porquê de investirmos tempo e recursos em uma boa gestão financeira.
“Investir” realmente é a palavra certa aqui, porque gastar tempo com o planejamento financeiro da corretora agora irá trazer resultados no futuro, talvez até antes mesmo do que você espera.
Mas qual a importância disso?
Eficiência financeira
A primeira vantagem que queremos destacar na gestão financeira para corretoras de seguros é a eficiência de gastos.
Já pensou saber exatamente de onde os recursos vêm e para onde eles estão indo? Ter as finanças bem controladas permite que a corretora possa ser eficiente financeiramente, ou seja, alocar recursos de forma precisa, exatamente onde eles precisam ir.
Para isso acontecer é preciso em primeiro lugar ter um bom planejamento e os números da corretora bem registrados em um só lugar.
Crescimento da empresa
Eficiência financeira traz crescimento para a corretora. Uma boa administração de recursos faz com que os processos sejam otimizados e a empresa tenha mais caixa para investir em crescimento e desenvolvimento interno.
Crescimento dos colaboradores
Já pensou em poder investir mais na motivação e na remuneração dos colaboradores sem ter que se preocupar com a falta de recursos? Uma boa gestão financeira revela exatamente quanto pode ser investido e onde.
O resultado disso é colaboradores mais felizes e motivados para trabalhar bem sabendo que estão desenvolvendo suas carreiras.
Preparação para cenários adversos
Imprevistos acontecem, mas é possível estar preparado! Estar com as finanças organizadas significa ter uma parte dos recursos guardada para possíveis emergências, para que, quando elas vierem, fique mais fácil de administrar a situação.
Redução do stress no trabalho
Verdade seja dita: problemas financeiros são a causa de muito stress! Esse fator não pode ser deixado de lado, já que o impacto que ele pode ter em nossas vidas vai além do trabalho.
Por isso, ter um tempo para planejar as finanças corporativas da corretora é um investimento em si mesmo! Vai te poupar muita dor de cabeça lá na frente.
Como fazer uma boa gestão financeira na corretora
Dito tudo isso, por onde começar? Separamos alguns itens que precisam ser levados em conta na hora de pensar na gestão financeira para corretoras de seguros.
1) Registre a situação atual
Esse é o passo inicial para começar a transformação: arrumar a casa!
Muitas vezes os problemas financeiros estão acontecendo porque não existem registros claros sobre as entradas e saídas que acontecem todos os meses na corretora.
Isso leva ao descontrole ou a falta de priorização daquilo que realmente importa financeiramente, ou seja, onde os recursos precisam estar. Além disso, registrar tudo permite encontrar pontos de melhoria – o que nos leva ao nosso próximo passo.
2) Busque por oportunidades de otimização
Esse passo serve não só para a gestão financeira, mas para todas as áreas da empresa. Ter uma visão clara da situação atual da corretora dá subsídios para que as pessoas responsáveis possam fazer melhorias nos processos.
Encontrar os problemas é o primeiro passo para encontrar soluções, e quando falamos de finanças, qualquer melhoria já é bastante significativa.
3) Reduza custos (quando possível)
Na hora de procurar pelos problemas, pode ser que um deles seja o gasto desnecessário ou mal gerenciado. Por exemplo, se existe uma forma mais barata ou eficiente de fazer algo, essa pode ser uma mudança válida.
É claro que não estamos falando de cortar tudo – a não ser em medidas extremas – mas no geral é fácil identificarmos quando algum gasto não é justificável para a corretora.
Os recursos liberados em compras ou investimentos menos apropriados podem ser realocados para áreas que trarão resultados melhores e crescimento para todos.
4) Defina um orçamento por período
Você sabe quanto sua corretora pode investir em marketing esse ano? E em material de escritório? Se não sabe, você precisa de um orçamento.
Seja anual, mensal, semestral ou sobre qualquer período, ter um orçamento é um dos pontos mais importantes da gestão financeira para corretoras. Sem isso, toda ação é um tiro no escuro que pode acabar gerando problemas lá na frente.
Um orçamento nada mais é do que um planejamento de gastos para determinado período. Seu objetivo é garantir que a corretora tenha como pagar todas as contas no fim do mês e que os gastos não excedam os limites.
Para isso é preciso analisar as entradas e saídas dos últimos meses para ter uma média dos valores. A partir daí é possível definir um orçamento baseado nesses valores e definir metas que precisam ser batidas.
É claro que talvez esse primeiro orçamento não seja tão preciso, mas é um passo indispensável e que precisa ser respeitado.
5) Desenvolva e avalie seus processos de vendas
Não é surpresa que as vendas tenham um impacto direto sobre as contas da empresa, mas muitas vezes não entendemos que o processo de vendas está inserido no planejamento financeiro.
Entender se você está vendendo de forma eficiente e se suas equipes estão trazendo os resultados esperados é importantíssimo na hora de pensar na gestão financeira da corretora!
6) Gerencie os pagamentos de comissões
Uma das principais características do mercado de seguros são as comissões. Esse modelo de pagamentos é uma excelente forma de recompensar os corretores por todo seu trabalho, e é um dos grandes motivos que atraem profissionais para nosso ramo.
Para que todos possam continuar sendo remunerados de forma justa, as corretoras precisam ter esses pagamentos bem organizados e registrados internamente, garantindo que todos recebam o que precisam sem perder a gestão financeira interna de vista.
7) Não deixe o marketing de lado
Pode parecer que não tem muita relação, mas muitas corretoras ainda não começaram a investir em marketing. Temos uma notícia: esse precisa ser um item do seu orçamento.
O marketing digital é uma ferramenta que pode trazer muitos resultados, como novos leads, vendas e oportunidades de relacionamento com o cliente, e por isso está aqui como parte da gestão financeira para corretoras.
8) Cuide da sua equipe
Por último, mas com certeza não menos importante está o cuidado com os colaboradores.
Esse é outro item que pode parecer que não tem relação com a gestão financeira, mas tem. Colaboradores estressados, cansados ou sobrecarregados muitas vezes precisam de suporte para sair das situações que estão causando esses problemas.
O bem-estar dos profissionais está diretamente relacionado à empresa e tem sim um impacto financeiro. As pessoas são o que as corretoras têm de melhor, e por isso precisam de atenção constante.
A boa gestão financeira é uma parte do todo
Falar de gestão financeira para corretoras de seguros é falar de uma parte do todo. Existem outros pontos que fazem a diferença no dia a dia e que vão levar sua corretora ao próximo nível. Quer conhecer? Acesse o Programa de Alta Performance Para Corretores de Seguros e vem crescer!