O mercado de seguros está cada vez mais competitivo – e isso é bom! Todos os dias vemos produtos melhores e mais atraentes para o público, aprendemos novas estratégias de trabalho e procuramos nos desenvolver para oferecer o melhor para nossos clientes. Em meio a tantos desafios, um treinamento de vendas de seguros pode levar o corretor a um novo nível em sua profissão.
É um fato que todos profissionais que querem continuar crescendo precisam estudar, e muito. No mundo dos seguros não é diferente. Não estamos falando apenas de saber o “básico”, ou dos cursos de formação, estamos falando de cursos para corretores de seguros que irão desenvolver habilidades necessárias para ir para o próximo nível.
A questão é que vender é o principal objetivo do corretor, além de, é claro, oferecer um serviço excelente para seus clientes, mas é a partir das vendas que o corretor consegue seu retorno financeiro.
É exatamente por esse motivo que é necessário desenvolver as estratégias de vendas através de um treinamento de vendas de seguros. Mas como isso acontece? Vamos te contar!
Olha só o que vamos falar nesse artigo:
O que é e qual o objetivo de um curso para corretor de seguros com foco em vendas?
Como falamos acima, um corretor de seguros tem como objetivo vender seguros, certo? Porém, existem desafios que precisam ser contornados e habilidades que precisam ser trabalhadas em cada profissional.
É verdade que existem pessoas que têm uma habilidade natural ou um dom para vendas, mas mesmo essas precisam estudar para desenvolver suas competências.
Por outro lado, pessoas que não tem essa capacidade natural podem sim trabalhar e aprender a se tornarem bons vendedores, afinal, ninguém nasce pronto, e todos precisam continuar se capacitando.
Um treinamento de vendas de seguros é, então, um curso para corretores de seguros que capacita vendedores a alcançar mais resultados através de técnicas e estratégias de vendas.
Nesse caso, o curso para corretores de seguros que tem como objetivo trabalhar a parte de vendas é diferente de um curso de vendas geral, já que trabalha especificamente a realidade do corretor.
Por que investir em um treinamento de vendas de seguros?
É possível que você já saiba quais são suas dificuldades na hora de vender, ou talvez não. Independente do caso, com certeza todos temos pontos a melhorar em nossas estratégias de vendas.
Pensando nisso, muitos corretores buscam por algum tipo de treinamento de vendas de seguros para se desenvolver.
Dentre esses motivos podemos destacar:
Como lidar com as objeções dos clientes
Quem nunca passou por isso? Clientes com dúvidas, dizendo que está muito caro, que ele não precisa do que você está oferecendo, e muito mais.
Essas objeções fazem parte do processo de vendas, e o bom corretor precisa saber lidar com isso, conhecendo bem seus produtos e como contornar essas objeções.
Como prospectar clientes
Seria muito bom se os clientes aparecessem sem o corretor ter que fazer alguma coisa, mas nem sempre é assim, apesar de existirem estratégias para atrair os clientes até você.
Saber onde, quando e como prospectar é uma habilidade essencial para corretores, e um treinamento de vendas de seguros vai trabalhar isso.
Estratégias de vendas
Aqui entram as estratégias propriamente ditas: como trabalhar o produto, como oferecer, pra quem oferecer, etc. Ter um leque de estratégias de vendas – sempre com honestidade – é parte do arsenal de habilidades de qualquer corretor.
Como aumentar a percepção de valor sobre o produto
Lidar com a objeção do preço fica mais fácil quando a percepção de valor do cliente sobre aquele produto é maior. Parte do processo de vendas é saber mostrar e demonstrar as vantagens daquele produto para o perfil do seu cliente. De novo, sempre com honestidade.
Compreensão da jornada de compra
Você sabe como funciona um funil de vendas? Entender a jornada de compra para produtos de seguros é necessário para ser um bom corretor. Nem sempre é o momento certo para abordar um futuro cliente, mas ele deve ser amadurecido até que chegue o momento de fechar a compra.
Comunicação eficiente
Um vendedor que não sabe se comunicar está fadado ao fracasso! Vendas dependem de confiança e relacionamento, e sem comunicação essas duas coisas não podem acontecer.
O uso de meios digitais para vender mais
Hoje em dia, quem não está no mercado digital está perdendo negócios. Cada corretor precisa desenvolver estratégias de vendas através das redes sociais, sites e anúncios online para aproveitar essas oportunidades.
Esses desafios fazem parte da rotina de qualquer corretor, e lidar com cada um deles é parte da jornada do desenvolvimento, porém, o corretor não pode desenvolver só a parte de vendas.
Mas além de vendas, o que um corretor precisa desenvolver?
Saber vender é essencial, mas nem sempre o problema de um corretor é nas vendas. A rotina de uma corretora de seguros envolve muito mais que isso: envolve liderança, gestão de pessoas, organização, e muito mais, e muitas vezes são essas coisas que estão atrapalhando o crescimento dos negócios.
Para o sucesso de uma corretora de seguros, o corretor precisa se desenvolver em:
1) Planejamento estratégico
A visão estratégica é parte fundamental de todo planejamento de negócios. Entender onde a empresa está e onde ela precisa chegar é o primeiro passo para uma jornada de sucesso, mas que é ignorada pela maioria dos gestores e líderes.
Na verdade, é comum não entendermos bem o que isso significa e como desenvolver um planejamento como esse, mas é plenamente possível fazê-lo.
2) Execução dos planejamentos
Ter metas é muito bom. Tirá-las do papel é melhor ainda. Sem isso, nada funciona. E acredite, essa é a dificuldade de muitas corretoras de seguros e que precisa ser trabalhada.
3) Organização de tarefas
A desorganização é um dos principais motivos de falta de desenvolvimento. Por má alocação de recursos, muitos profissionais ficam presos a tarefas operacionais e não conseguem desenvolver suas estratégias e ter sucesso nelas.
4) Gestão de pessoas
Empresas são feitas de pessoas, e com uma corretora de seguros não é diferente. Você sabe identificar potenciais dentro da sua corretora? Uma boa gestão de pessoas é a diferença entre uma corretora de sucesso e uma que não vê resultados.
5) Reconhecimento e desenvolvimento dos pontos fracos
Como falamos, o primeiro passo do desenvolvimento é entender a situação atual da empresa, identificar pontos que precisam ser trabalhados e começar a agir. Para isso, uma visão clara do negócio é essencial.
Como chegar à alta performance como corretor
Trabalhar esses pontos que mencionamos é essencial para qualquer corretor que quer crescer, se desenvolver e vender mais. O segredo é: focar apenas em estratégias de vendas não é o que vai te fazer vender mais. A visão do todo é indispensável para conseguir alcançar melhores resultados, e um curso para corretores de seguros pode ajudar.
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