Aprenda com a cultura organizacional da Magazine Luiza

A Magalu é uma das marcas mais conhecidas e reconhecidas do Brasil, isso é um fato. Mas como eles conquistaram esse mérito? Hoje vamos falar sobre a cultura organizacional da Magazine Luiza e como essa cultura forte voltada ao cliente e ao colaborador levou essa gigante do varejo ao topo do mercado!

Além de mergulhar de cabeça na cultura da Magalu, vamos ver algumas lições práticas que qualquer empresa pode absorver e aprender. É só continuar lendo!

Olha só o que vamos falar hoje:

O que é e para que serve uma cultura organizacional?

“Cultura organizacional” não é só um termo do mundo dos negócios, mas uma estratégia que traz resultados reais para as empresas que sabem aplicá-la.

Uma cultura organizacional representa os valores, práticas e ideais de uma empresa. É a essência daquela corporação: suas prioridades, sua visão de negócios e como a empresa conduz sua operação.

Uma cultura organizacional bem construída é essencial pra consolidar uma empresa, porque é ela que deixa claro pra onde a empresa vai e como ela vai chegar lá.

A cultura organizacional inclui a missão, a visão e os valores, além de práticas de rotina e processos padronizados. Esse tipo de organização traz muitos benefícios, como:

Direção consistente e assertiva

A cultura serve como uma bússola, que norteia todas as ações de uma empresa, que precisa sempre pensar: “essa decisão está de acordo com a nossa visão?” Se não estiver, ela não deve ser tomada.

Esse tipo de procedimento torna tudo mais consistente e assertivo. A empresa conhece sua própria identidade e tem uma visão clara de futuro, levando a um sucesso planejado e trabalhado.

Melhor gestão de recursos

Uma palavra que pode definir a gestão de recursos em empresas com uma forte cultura organizacional é “processo”. Os processos são estabelecidos para garantir que a cultura seja vivida não só nas grandes decisões, mas também nas tarefas do dia a dia.

Os processos auxiliam na gestão de tempo e de recursos, evitando desperdício e retrabalho.

Cultura de excelência

Processos bem planejados e geridos levam ao sucesso nas tarefas. Além disso, implantar uma cultura de excelência é um dos principais objetivos da cultura organizacional, que trabalha princípios de customer e employee experience, que tem como objetivo sempre entregar o melhor.

Melhor ambiente de trabalho para os colaboradores

Falando em employee experience, sabia que um dos principais benefícios da cultura organizacional é a experiência do colaborador? A EX envolve desde a sensação de pertencimento, a identificação com a marca e o plano de carreira, e é essencial para um recrutamento e seleção efetivo e de acordo com os objetivos da empresa.

Divulgação e reconhecimento de marca

Por fim, uma empresa com uma cultura forte é facilmente reconhecida, porque procura reforçar essa identidade nos canais de comunicação internos e externos.

Todos esses pontos podem ser vistos na cultura da Magalu, e com certeza a comunicação da empresa é um ponto fortíssimo. Vamos explorar mais a fundo como essa empresa tem cuidado de sua cultura e imagem!

Como nasceu a Magazine Luiza

A Magazine Luiza, também conhecida como Magalu, foi fundada em 1957 pelo casal Luiza e Pelegrino Donato, na cidade de Franca, interior de São Paulo. Na época, a ideia do casal era criar um comércio que pudesse empregar toda a família.

A comunicação com os clientes sempre foi um forte da empresa. O próprio nome “Magazine Luiza” foi escolhido através de um concurso realizado em uma rádio da cidade. Os ouvintes sugeriram o nome como uma homenagem a Luiza, que já era uma vendedora bastante popular em Franca.

Desde então a empresa cresceu e expandiu pelo Brasil, adquirindo outras grandes empresas no processo, não só do varejo mas também de tecnologia, serviços, sites, finanças e até no setor de educação.

Hoje a Magalu é reconhecida no Brasil todo no setor de varejo, principalmente no digital, onde a empresa tem conquistado muito espaço. Já são 1481 lojas físicas e mais de 40 mil colaboradores.

As características da cultura organizacional da Magazine Luiza

Podemos enxergar traços fortes na cultura organizacional da Magazine Luiza em toda sua operação. Na verdade, a própria empresa deixa isso claro, chamando essa cultura de o “jeito Luiza de ser”. Suas principais características são:

Direção bem definida

A Magazine Luiza trabalha em ciclos de desenvolvimento. Isso quer dizer que toda sua gestão é focada em objetivos que precisam ser cumpridos em um período de tempo predeterminado.

Segundo a própria Magalu, a companhia já passou por vários ciclos:

  • Ciclo da expansão pelo interior do Brasil
  • Ciclo da entrada no mercado de São Paulo e de consolidação como umas das grandes varejistas brasileiras
  • Ciclo da busca por escala e abrangência regional via aquisições
  • Ciclo da transformação digital.

Hoje a companhia vive o ciclo da transformação em uma plataforma digital de varejo, com o objetivo de inserir diversas outras empresas no mundo digital.

Essa estratégia cíclica mostra claramente como a cultura organizacional da Magazine Luiza é pensada de forma proposital e já se tornou algo bem consolidado, que visa expansão sustentável e tem uma visão clara de futuro.

Customer experience

Outra característica do “jeito Luiza de ser” é o foco no cliente. A empresa declaradamente tem como objetivo valorizar as pessoas. Isso reflete de forma direta no atendimento e em como a empresa busca estratégias para satisfazer as necessidades de cada um de seus consumidores.

Employee experience

Não tem como agradar os clientes sem cuidar de seus colaboradores, e a Magalu sabe disso muito bem. Em 2021 Magazine Luiza foi considerada a melhor empresa para se trabalhar no Brasil. Na verdade, a empresa já tem estado entre as 10 melhores do país desde 1998.

Entre as ações promovidas para chegar a esse lugar estão as estratégias de bonificação e reconhecimento por bom trabalho, desenvolvimento constante dos colaboradores e a promoção de um plano de carreira sólido e duradouro.

Processos

A Magalu é conhecida pelos seus ritos, que além de terem funções práticas na operação são excelentes formas de fortalecer a identidade da empresa no dia a dia dos colaboradores e engajar as equipes.

A própria Luiza Helena Trajano, que foi CEO da companhia e hoje é presidente do conselho administrativo, diz que a cultura de uma empresa é mantida através de rituais. Dentre esses rituais, dois acontecem com muita frequência: o rito de comunhão e a reunião matinal.

O rito de comunhão acontece toda segunda-feira. Durante esse momento os colaboradores cantam o Hino Nacional, o hino da empresa, fazem orações, compartilham os resultados da semana, comemoram aniversários, recebem novos colaboradores e muito mais, reforçando a cultura organizacional e criando um ambiente de descontração.

Já as reuniões matinais são feitas diariamente, para alinhar todas as tarefas que precisam ser feitas naquele dia.

Práticas como essas, por mais simples que possam ser, são excelentes maneiras de engajar as equipes e consolidar a cultura cada vez mais.

Cultura de excelência

A Magalu consegue aliar inovação e respeito às origens. Como? Através de uma cultura forte.

O desejo de ser excelente vem desde a fundação da primeira loja. A Magazine Luiza é um bom exemplo de uma empresa que começou com uma visão bem definida, que apenas precisou ser expandida.

A missão da empresa desde o começo foi permitir que a população tivesse acesso a produtos que antes eram exclusivos aos mais ricos, e isso se mantém até hoje. A empresa tem investido cada vez mais em expansão, inovação e tecnologia, mas tudo com o mesmo objetivo de quando ela surgiu.

Comunicação e reconhecimento de marca

Investir em comunicação – interna e externa – é essencial para toda empresa.

A Magazine Luiza desenvolve canais de comunicação constantes com seus colaboradores, como o Portal Luiza e a TV Luiza. O objetivo dessas ações é engajar e manter contato com as equipes, além de fortalecer a cultura, inspirar e informar.

Quando falamos em comunicação externa, a Magalu também é um case de sucesso. Provavelmente você já deve ter visto a Lu da Magalu, a mascote da empresa. Essa estratégia de comunicação deu tão certo que a Lu tem mais de 1 milhão de seguidores, só em sua conta no Twitter. Vamos conhecer mais a fundo essa estratégia!

Lu da Magalu, inovação em comunicação e cultura organizacional

O que você faz se sua empresa precisa de uma “cara”? Contrata um ator para ser garoto propaganda da marca? Essa é uma alternativa interessante, mas mais uma vez a Magalu decidiu inovar.

O uso de personagens e mascotes não é novidade no mercado brasileiro. A Casas Bahia, outra gigante do varejo, já tinha seu mascote há muito tempo. Porém foi em 2003 que surgiu a Lu, que na época chamava Tia Luiza.

Essa personagem surgiu com um objetivo: humanizar a experiência de compra online do cliente. Hoje, porém, a Lu é a cara da empresa e se tornou a primeira influencer digital virtual do Brasil.

O sucesso da estratégia se deve muito a toda a história por trás da personagem. A Lu recebeu características humanas, como uma história de vida, personalidade e redes sociais próprias, onde ela mostra suas viagens, rotina e interage com pessoas reais.

A personagem já participou de programas de TV, tem seu próprio canal no YouTube, deu entrevista para jornais e até já apareceu para falar de seus exames de câncer de mama.

Tudo isso é criado pelo time responsável pela gestão da personagem, e tem fins não só de marketing, mas de informação e educação dos clientes.

Essa estratégia mostra o quanto a inovação e a tecnologia podem ser usados para resolver problemas do dia a dia dos clientes e encantá-los ao mesmo tempo, e hoje a Lu é a principal personagem de toda a cultura organizacional da Magazine Luiza.

Lições práticas que você pode levar para sua empresa

Com todos esses pontos, dá pra ver como a cultura organizacional é importante. O case da Magalu mostra que investir em cultura é investir em sucesso. As empresas que não dão atenção à gestão acabam perdendo muito em desenvolvimento.

Podemos tirar algumas lições práticas da estratégia adotada pela Magazine Luiza, olha só:

Valorize pessoas

Sem clientes e colaboradores, nenhuma empresa funciona. valorize cada um deles e trabalhe para oferecer o melhor serviço possível.

Inove sem perder a visão

Lembre-se da essência e do objetivo original da empresa e use as ferramentas disponíveis para criar novas soluções.

Mantenha sua cultura organizacional no centro

Não valorizar a própria cultura pode custar muito caro. Por isso, fortaleça a identidade da sua marca tanto dentro quanto fora da empresa.

Tenha objetivos claros e trabalhe para alcançá-los

É fácil entrar na rotina e apenas cuidar das operações. O desafio está em manter uma visão estratégica e um foco claro.

Acreditamos que essas lições podem ser aplicadas em qualquer empresa, e mesmo se você não é um CEO é possível começar a trabalhar a cultura organizacional no seu dia a dia e naqueles que estão sob sua responsabilidade.

A cultura organizacional da Magazine Luiza com certeza é um dos pontos mais fortes da marca e motivo de todo esse sucesso, mas e a sua empresa, já investe nisso? Se você quer fazer a diferença através da gestão empresarial e do RH, venha aprender mais nos conteúdos do blog da Megaluzz!

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